Hoje venho deixar-te mais uma reflexão.
Ao responderes a esta questão que deixo no título eu sei que vais dizer que ser é melhor que parecer. E eu concordo contigo.
Numa altura em que vemos muita gente que parece feliz, de férias ou não, nas redes sociais, entramos numa energia de comparação…ela vai a melhores lugares do que eu, ela tem uma família mais unida que a minha, ela sorri mais do que, ela está sempre contente, etc.
Mas será mesmo verdade? Serão verdadeiros os sorrisos que vimos nas redes sociais? Ou a outra pessoa colocou a máscara da felicidade para esconder o que verdadeiramente sente?
A energia da comparação é terrível pois colocamo-nos sempre num patamar de inferioridade ou superioridade em relação aos outros, quando na realidade somos todos iguais. Medimos a nós mesmas e à nossa vida relativamente ao exterior, aos outros, quando poderíamos apenas comparar a nós mesmas e a nossa vida de hoje relativamente ao passado. Nessa altura iriamos perceber que somos seres em evolução e que provavelmente eu hoje estou muito melhor que ontem. Não há necessidade de comparação.
O que fazemos a maior parte das vezes é colocar a tal máscara de felicidade, muitas vezes na vã esperança que o Ser que está por detrás se torne-se feliz. E vamos colocando máscara atrás de máscara, identificando-nos mais com a máscara do que com o Ser único que somos. Nem nos importamos em conhecer a pessoa por detrás da máscara.
Mas existe um dia, um momento, em que as coisas mudam…o vazio interior torna-se insuportável, ou aparece uma doença, ou perdemos alguém, etc. A dor obriga a mudar.
Mas não tem de ser assim. Podes começar já desde hoje a conhecer esse Ser maravilhoso que és.
Como fazer isso?
Observa-te. Toma consciência dos teus pensamentos e do que sentes. Toma consciência da forma como reages no teu dia-a-dia. Numa primeira fase é apenas isto que é importante fazer. Ao fazeres isto vais começar a conhecer-te e, acredita, vais ficar surpreendida com algumas coisas que vais descobrir.
Depois eu sei que vais querer aprofundar-te em ti. Vais procurar fazer cursos, workshops que ajudar-te-ão a desenvolver-te como pessoal e espiritualmente. Vais começar a fazer práticas que te conduzem de volta a ti, ao teu Ser.
Nesta altura nem te passa pela cabeça parecer, pois apenas vais estar interessada em Ser! Ser cada vez mais tu, cada vez mais autêntica.
E sim, mais do que achares que é melhor Ser do que parecer, vais ser a única coisa que vale a pena!

Ver Comentários
+ Comenta