O Blog

Chega de Culpas

Quanto há problemas no relacionamento ou quando o mesmo acaba é quase impossível não atribuir culpas dessa situação. E basicamente há 2 culpados a quem se aponta dedos: a ti mesma ou ao outro.

Ficamos tão presos nesse ciclo de atribuir culpas, de enumerar os imensos erros cometidos que esquecemos sempre de olhar para o que é mais importante: a responsabilidade que cada um tem na relação.

Responsabilidade e culpa são coisas completamente diferentes e, geralmente quando uma está presente a outra está ausente.

A tua, a minha, a nossa maior responsabilidade em qualquer relacionamento é sermos felizes e não fazer o outro feliz, isso é da responsabilidade dele. Mas desde pequenas carregamos nas nossas costas o peso de fazer o outro feliz e quando isso não acontece aparece a culpa. Fomos assim ensinadas, não é nossa culpa, mas agora adultas temos a responsabilidade de assumir que queremos ser diferentes e fazer diferente.

Quando eu assumo a minha responsabilidade de ser feliz num relacionamento estou a empoderar-me. E isso é urgente reconhecer! O outro passa a estar na minha vida para acrescentar à minha felicidade e não a causa da mesma. Retira de cima do outro o peso de fazer-me feliz, e ele passa sentir-se muito melhor ao meu lado, a querer estar ao meu lado.

O relacionamento ideal (que não existe) seriam 2 pessoas empoderadas estarem juntas, 2 pessoas que assumem a 100% a sua responsabilidade. Mas normalmente o que acontece são 2 pessoas feridas que acabam por projetar no outro todos os seus medos e desejos, e claro, apontam-se dedos e culpas quando vêm que as coisas não resultam.

Até que um ou os dois despertam e assumem 100% a responsabilidade pelas suas vidas e pelo relacionamento onde estão. Reconhecem os seus medos, as suas faltas, as suas fraquezas mas também os seus pontos fortes e comecem um processo de cura interior.

E quando um muda, o outro muda também, e isso vai refletir-se na relação.

Por isso digo-te, chega de apontar culpas. Empodera-te ao assumires a tua responsabilidade pela tua cura e pela tua felicidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *